Os desafios para quem tem diabetes e usa insulina | Veja Saúde
Mais de 40% dos pacientes com diabetes assumem que deixam de aplicar insulina de vez em quando, mesmo sabendo que ela é necessária. Esse é apenas um dos alertas que a pesquisa Os Altos e os Baixos do Diabetes na Família Brasileira revela. O levantamento, que ouviu 831 indivíduos que usam esse remédio para controlar as taxas de glicemia e 553 familiares de pessoas com a doença, é uma iniciativa do Grupo Abril e de VEJA SAÚDE e contou com o apoio institucional da farmacêutica Novo Nordisk.
Para repercutir os achados da pesquisa, o episódio do Detetives da Saúde desta semana tem a participação do endocrinologista Carlos Eduardo Barra Couri, pesquisador da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP), autor da coluna O Futuro do Diabetes e coordenador do Endodebate, evento em que os dados foram apresentados em primeira mão. O médico conversou com o jornalista Diogo Sponchiato, redator-chefe de VEJA SAÚDE.
Como você acompanha ao longo do programa, é possível tirar uma série de aprendizados a partir dos números encontrados pelo estudo. Portadores de diabetes precisam se conscientizar sobre a importância de monitorar a glicemia constantemente, perder alguns vícios no uso da insulina e se cuidar para não enfrentar quadros de hipoglicemia, por exemplo.
Você pode escutar o programa em diversas plataformas. Dá para clicar e ouvir no nosso site mesmo. Também estamos no Spotify, no Deezer, no Google Podcasts, no Pocket Casts, no Youtube… Não sabe como ouvir nesses ambientes? Clique aqui.