A gerontologia e uma nova era para o envelhecimento | Veja Saúde
Como chegar até aos 90 anos com vigor e independência? Como trilhar o caminho da longevidade com qualidade e autonomia? Como passar por esse processo contínuo, inevitável e tão particular de maneira leve e com segurança? Surgem inúmeras perguntas ao longo da vida e a gerontologia é a especialidade que pode esclarecer a maioria das dúvidas de quem envelhece e dos seus familiares.
Considerada a profissão do futuro, a gerontologia estuda o processo do envelhecimento. Forma profissionais aptos a compreender as questões físicas, sociais e emocionais das pessoas com mais de 60 anos.
O gerontólogo também conhece direitos humanos e percebe o impacto que a arquitetura de um ambiente causa no indivíduo. Enfim, é um profissional com formação multidisciplinar que estuda a saúde de forma integral, ou seja, seus aspectos biológicos, psicológicos e sociais. Tudo que se reflete no bem-estar com o avançar dos anos.
Com sua capacitação, ele ajuda a desmistificar o envelhecimento, pois, como gestor desse processo, possui o conhecimento para entender, criar, planejar e desenvolver ações de promoção e de prevenção a partir de um olhar biopsicossocial.
+ LEIA TAMBÉM: A piora da depressão entre os idosos com a pandemia
Esse é um olhar que se faz necessário com o aumento da população com idade superior a 60 anos e seu papel cada vez mais protagonista em nossa sociedade.
Para o público maduro, que até 2050 irá representar um quinto da população mundial, contar com a visão estratégica da gerontologia, atuando em conjunto com outras especialidades da área da saúde, pode ser um divisor de águas. A atenção às relações sociais do paciente e as oportunidades de aprendizado, por exemplo, são incentivos para uma vida mais plena e alegre.
Embora não seja tão conhecida por ser uma profissão relativamente recente, a gerontologia já desponta com sua abordagem holística e seus diferenciais para a sociedade. Fora a atuação em serviços públicos e privados, plataformas inovadoras e startups com essa proposta nasceram para ser um porto seguro para os maduros, agregando profissionais e serviços voltados à longevidade, não apenas na saúde, mas envolvendo também lazer, transporte e desenvolvimento pessoal.
Essas plataformas disponibilizam um gerontólogo para ajudar no cuidado com os mais maduros e seus familiares e na busca das melhores soluções visando a uma longevidade ativa. É esse olhar especializado e humanizado às pessoas 60+ que torna a gerontologia uma aliada diante dos desafios do envelhecimento.
* Bianca Ferreira é gerontóloga pela Universidade Federal de São Carlos (UFScar), mestre em Saúde Mental pela Universidade de São Paulo (USP), em Ribeirão Preto, e integrante da equipe da Bem te quero 60+